nota Ensinando o Brasil a consumir azeite de qualidade

De azeite a Cinira, minha esposa, sempre gostou. Por obra do destino resolvemos atuar no comércio de azeite. Quando iniciamos essa empreitada não imaginamos a quantidade de trabalho que teríamos e também não previmos o que isso nos traria de satisfação.

Ensinando-001No lado empresarial o maior desafio é sem dúvida o custo Brasil. Também não imaginávamos a complexidade desse mercado que trata um produto tão familiar mas ao mesmo tempo tão desconhecido do Brasileiro.

À medida que avançávamos ficava claro que trabalhar com azeite Premium ou gourmet não e como trabalhar como café, vinho ou cerveja gourmet. O Brasileiro médio não vê o azeite como um produto gourmet. O brasileiro, na média, vê o azeite  como um produto básico da cozinha aonde se deve buscar o melhor preço.

É claro que há os apreciadores de um bom azeite e que pagam o preço que ele vale. Mas são poucas pessoas, comparando-se com outros segmentos gourmet.

Com essa baixa adesão o mercado de azeite Gourmet ainda é incipiente. Carece de mais adeptos. Carece de pontos de venda. E até de pessoas que se interessem em atuar   no segmento.

Por isso, além de atuar no comércio com a marca “Cantinho do azeite” (Uma loja em Brasilia e um site de e-commerce) vimos a necessidade de atuar na disseminação da cultura do azeite.

A primeira iniciativa foi a criação do site “Universo do Azeite Premium” . Nesse site divulgamos todas as marcas disponíveis no Brasil. Divulgamos também os produtores, importadores e pontos de venda. O Objetivo é fornecer ao consumidor o maior número de informações sobre os produtos.

A segunda iniciativa foi o site  “Instituto do azeite”. O objetivo era fornecer informações sobre o produto, que apesar de popular não é devidamente conhecido. È uma Espécie de livro ou curso sobre azeite.

Todas essas iniciativas são apoiadas por página específica pelo facebook.

A terceira iniciativa foi o Blog  ”loucosporazeite’. O objetivo é falar de azeite de uma forma geral. Um formato mais livre que junta notícias e opiniões e permite a participação.

Com essas iniciativas acreditamos fechar o leque de ações necessárias para dar a nossa contribuição ao mercado de azeite Premium: Discutir a cultura, divulgar produtos, trocar ideias e, claro, permitir o acesso a esses produtos maravilhosos.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s