O Mercado de Azeite Gourmet

O mercado de alimentos em geral  possui níveis de qualidade distintos em praticamente todos os itens disponíveis ao consumidor. Seja em relação a frutas, que podem ser mais selecionadas, aos grãos, que também podem ser selecionados, até a itens em que tradicionalmente há segmentos diferenciados como o café, cerveja e o vinho.

mercado mundial azeite goumetNo caso de frutas, café e vinho o cliente está acostumado a encontrar preços bastante distintos e muitas vezes aceita pagar mais para experimentar um produto de melhor qualidade. Isso acontece agora também com a cerveja, onde um produto Premium, ou gourmet, pode custar até 5 vezes mais do que o produto comum.

As diferenças absurdas de preço são explicadas pelos seguintes motivos: a qualidade da matéria prima, os cuidados na produção, a embalagem  e a economia de escala. Muitas vezes o custo da matéria prima é o que menos provoca a diferença. Os outros três itens pesam mais.

Ao escolher atuar no ramo gourmet de qualquer produto, uma empresa sabe que terá menor volume de vendas por causa do preço. Terá que comprar matérias primas melhores, mas esse não é o maior problema. Ele precisará de melhores processos, com maquinas melhores e melhor mão de obra. Sua quantidade será menor, o que tornará o custo unitário ainda maior. A embalagem necessitará ser mais elaborada e mais cara. Os seus vendedores necessitarão estar melhor preparados e venderão menos unidades. E finalmente a distribuição será em menor escala, tornado o manuseio e transporte (logística) muito mais caros.

Por isso uma cerveja pode custar R$ 1,50 ou mais de R$ 10,00. Cervejas a 1,50 são produtos de grandes distribuidores, com processos padronizados e logística voltada a grandes volumes. Produtor de cerveja de 10,00 sabe que terão volumes pequenos e logística cara e por certo precisará atuar com qualidade na matéria prima e nos processos para garantir o seu mercado, que sempre será reduzido. No primeiro caso estamos falando de uma grande empresa voltada a grandes lucros com altos volumes. No segundo caso estamos falando quase sempre de uma pequena empresa. Uma pessoa apaixonada pelo produto que não obterá grandes lucros com a sua operação.

O mundo do azeite não é diferente. O único problema aqui é que a grande maioria dos consumidores nem sabe que existe um segmento gourmet no Azeite.   No caso do azeite o mercado de volume/preço é disputado por multinacionais que engarrafam o produto de milhares de olivais pelo mundo afora. O mercado Gourmet é praticado por algumas centenas de apaixonados que desafiam uma série de dificuldades para manter a sua própria marca. Obviamente, por todos os problemas descritos de logística,  seus produtos são muito mais caros, não são populares a atendem a nichos específicos em casas especializadas e restaurantes.

Em resumo. Existe um mercado de azeite gourmet. Restrito a algumas centenas de produtores por todo o mundo, incluindo o Brasil. Que lutam contra uma série de desafios.   O principal talvez seja ter ainda um público muito restrito, e por isso pontos de vendas também restritos e preços muito altos por todos os motivos expostos.

O público para o azeite gourmet existe. É restrito por causa não só do o alto preço, mas também pela dificuldade de encontrar. A pequena quantidade de adeptos não incentiva importadores e a dificuldade de encontrar produtos não incentiva novos pontos de venda.

Talvez com o tempo esse ciclo vicioso seja vencido. Mais pessoas interessadas, mais pontos de venda, maiores volumes e, consequentemente preços mais acessíveis rompendo todo o ciclo vicioso de pequeno volume e preço alto.

Mas esse ciclo vicioso só será vencido com muito esforço dos principais players. Os produtores e suas associações. É necessário que trabalhem incansavelmente na divulgação dos benefícios dos seus produtos, conquistando mais adeptos que irão fazer a pressão no resto da cadeia.

De nossa parte, fazemos uma modesta contribuição, divulgando conceitos, produtos e fazendo vendas (veja nossas ações). É pouco. Mas do conjunto das pequenas ações o azeite  chegará ao nível dos demais produtos gourmet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s