nota Detlev Von Rozen – Um Europeu visionário que revolucionou o azeite em Portugal

Nasceu na Estônia, mas saiu com 4 anos e não se considerava estônio. A língua mãe era o alemão, mas não era  alemão. Tinha passaporte sueco, mas não era propriamente sueco. Viveu em Portugal por 47 anos, mas também não era português.  Detlev Von Rosen, pai dos Viveiros Monterosa, falecido há poucos dias dizia–se europeu.

detlev-von-rozen-2

Em 2015 estive na Europa e visitei vários olivais que produzem os melhores azeites de Portugal (veja aqui o roteiro). Não fui ao Monterosa,  pois era no extremo sul de Portugal, fora da minha rota. Me arrependo muito disso, pois não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Detlev Von Rosen.

A fascinante história dos Viveiros Monterosa e da saga do seu azeite de extrema qualidade você pode conhecer neste artigo do Universo do Azeite Premium.

Aqui eu gostaria apenas de ressaltar a importância deste empreendedor dedicado e visionário que numa época em que os olivais quase desapareceram do Algarve, trouxe a esta terra um dos melhores azeites de Portugal, talvez o mais caro, e o que mais vale o que custa.

Obrigado Detlev Von Rozen. Voce é uma daquelas pessoas que passaram por este mundo fazendo diferença. Pessoas raras que com visão e dedicação revolucionam um segmento. Você é para o azeite de Portugal talvez o que Steve Jobs foi para a tecnologia mundial. Lutou, inovou, foi a referência e  deixa um legado de produtos de extremo sucesso, trazendo definitivamente o azeite de Portugal a um novo patamar.

Gostaria muito de tê-lo conhecido. Faltou pouco!

Jorge Cordeiro Duarte
Dezembro de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s