nota Ministério de Agricultura reprova 45 marcas de azeite

Finalmente o Ministério da Agricultura agiu em defesa do consumidor de azeite. O que já era sabido por todos exigiu uma ação enérgica das autoridades. Foram analisadas 140 marcas e sem surpresa  45 delas se mostraram irregulares. Veja a nota do ministério.

20160813_220219

As irregularidades são de dois tipos. O azeite de diz extra virgem, mas é virgem, ou seja está fora do tipo. E o tipo mais grave é a mistura de outros óleos ao azeite. Ou seja, neste ultimo caso o azeite é barato, mas mesmo assim é mais caro do que os azeites vendidos corretamente como mistos (tipo óleo Maria).

Esclarecendo: Existe no mercado os oleos mistos de azeite com soja ou outro óleo. São produtos baratos para que deseja um produto desse tipo. A fraude consiste em rotular esse produto como azeite de Oliva extra virgem e cobrar barato, mas mais caro do que os óleos mistos. O consumidor é ludibriado achando que está comprando azeite barato, quanto está pagando caro pelo produto que leva.

O MAPA divulgou RelaodeMarcasdeAzeiteNoConformes e recolheu cerca de 250.000 litros dos produtos. Também dá a dica ao consumidor de desconfiar das marcas baratas.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s