nota Azeite de Qualidade: Paixão e Dedicação

O que é um azeite de qualidade e como se consegue produzi-lo?

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, azeite de qualidade não é só aquele com acidez baixa (aqueles com 0,1% de acidez).

Os gregos são os que mais consomem azeite e por uma série de fatores é difícil encontrar na Grécia um azeite com 0,1% de acidez e eles não estão preocupados com isso. Assim como os espanhóis e os italianos, outros grandes consumidores.

Para esses povos o que interessa são as qualidades organolépticas (aquelas que os sentidos podem perceber). São os aromas e os sabores que percebemos no azeite, que podem ser verdes intensos, médios ou frutados. Os intensos remetem ao verde de grama cortada com amargor e picância intensos. Os frutados remetem a frutas maduras, com pouco amargor e picância. São quase doces.

Esses aromas e sabores são resultado de uma série de coisas. O tipo da azeitona, os cuidados na produção, o clima, a terra (terroir), a época da colheita, e os cuidados na produção do azeite.

Com relação à intensidade há azeitonas que dão origem a azeites mais fortes, como a coratina e outras a azeites mais leves como a arbequina.

O produtor deve escolher os tipos de azeitonas em função do que quer produzir. Deve também escolher bom o local do plantio, pois a oliveira é sensível ao clima e ao solo.

Com relação ao cultivo,  as azeitonas mais bem assistidas durante todo o ano estarão livres de pragas e mais sãs e darão origem a frutos mais perfeitos.

Com relação à época, as primeiras colheitas dão origem a azeites mais verdes e intensos e as ultimas a azeites mais frutados e suaves.

Com relação á produção do azeite a moagem deve ser o mais rápido possível e com processos com qualidade máxima, com ambiente e máquinas bem cuidadas.

Já deu para perceber que produzir azeite é complexo e exige dedicação em todas as etapas, desde a escolha do que plantar até o cuidado da área durante todo o ano e cuidados especiais na época da produção.

Por isso, plantar oliveiras e produzir azeite não é uma atividade simples. Exige paixão e dedicação constante. Os grandes azeites possuem por trás de si pessoas que amam o que fazem, dedicam muito de sua vida a produzir produtos de qualidade e se recompensam quando alguém aprecia o resultado do seu trabalho.

E o azeite de qualidade não é paixão e dedicação apenas de quem produz. Quem vende azeite de qualidade também nutre por esse produto o mesmo sentimento do produtor. Gostam de vender produtos de qualidade e se recompensam nos elogios de seus clientes.

E na ponta final temos o consumidor. Há aqueles que não se importam com o azeite que consomem e há os apaixonados por azeite que buscam os produtos adequados  e não abrem mão da qualidade.

Concluímos que o azeite de qualidade é uma coisa que une produtores, vendedores e consumidores na paixão e na dedicação de produzir, vender e procurar produtos excepcionais.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s